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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tutorial Texturização #1 - Criando e Texturizando uma Maçã no 3Ds Studio Max

Que tal representarmos uma maçã?

Render Production
Parte 1 - Criação

*Unidade de Medida - Metros*


1 - Criar uma esfera com raio de 1,113m e 32 segmentos.

Deixar marcadas as caixas:
-Smooth;
-Slice On
-Base to Pivot

Em Slice On, inserir os seguintes valores:
from - 226,5
to - 0,0

Perspective View
- Na visão Top, criar um cone médio e mudar o ângulo para 180,0 graus.

Select and Rotate Tool
- Subir o cone até o topo da maçã (mudar para a visão Left). Ajustar com os eixos x e y (ativar Edged faces).

Left Viewport
Edged Faces
- Copiar o cone e descer até o fundo da peça. Girar no ângulo de 0,0. (Ative a Visão Wireframe)

Wireframe + Edged Faces View
- Mude a visão para Smooth + Highlights + Edged Faces

Smooth + Highlights + Edged Faces
- Selecionar a esfera.
- Compound Objects
- Boolean

Verificar se a opção "Subtraction A-B" está selecionada, e clicar no botão "Pick Operand B".

Clicar no 1º cone.

- Selecionar a esfera.
- Boolean
- Pick Operand B

Clicar no 2º cone.

Boolean
- Mudar a visão para Top

Criar um cilindro, centralizado com o furo.

Create > Cylinder
- Leve o Cilindro até o topo da esfera, ele será o cabo da maçã.
- Ajuste o tamanho com a "Select and Scale Tool".

Scale Tool
- Converter para Editable Mesh;
- Selecionar o topo do cubo com a Polygon Selection;
- Use a ferramenta Extrude e Rotate, 4 vezes ou mais, para criar o elemento abaixo:

Extrude
- Afinar a última parte do elemento com a ferramenta Scale (com os eixos x e y de uma vez).

Select and Scale Tool
- Escolher uma imagem de maçã do site {http://www.sxc.hu/}, e cortar a imagem para criar a textura da casca. (Utilizei o Fireworks).

Adobe Fireworks CS5

Adobe Fireworks CS5
- Precisamos criar também uma textura que será o interior da maçã, criaremos no Adobe Fireworks:

- Abra um arquivo novo com 900 x 900 pixels.
- Crie um retângulo com as mesmas medidas e ajuste ao ducumento clicando em Fit Canvas.
- Mude a cor para #FFFF9B
- Em Texture (Textura), mude para Sandpaper.
- Salve como "interiordamaçã", no formato .png

- Vá no Material Editor, clique em Diffuse > Bitmap e selecione a textura da casca da maçã
- Aplique o material á esfera.

-  Selecione outro slot de material, e clique em Diffuse > Bitmap, e selecione a textura "interiordamaçã".

- Selecionar a esfera;
- Convert to Editable Mesh.

- Com a Polygon Selection ativada, selecione todos os polígonos que formam o interior da maçã.

Polygon Selection
 - Agora aplique o material ao interior da maçã.
Sobreposição de Materiais
 - Agora vamos criar as sementes:
- Com a ferramenta de precisão ativada, apenas com a caixinha Face marcada:

- Shapes;

- NURBS Curves;
- Point Curve.

- Criar o formato de uma semente e fechar a curva (Weld Point)
NURBS Curves
- Aplicar o modificador Extrude : 0,152m (output - NURBS)

- Agora volte no Fireworks, e crie uma textura que servirá para a semente e para o cabo. ( É o mesmo processo da textura anterior, o que muda é que em Texture, você irá selecionar uma textura que tenha a aparência de pedra). Salve como "texturacabo".

- Abra o Material Editor, selecione outro slot de materiais, e aplique a textura que você acabou de criar. Agora aplique essa textura á semente e ao cabo da maçã.

- Desativar Edged Faces.

- Ajustar o tamanho e a posição da semente. Criar uma cópia e ajustar.
- Rotacionar a tela para verificar se a semente está colada á maçã.
Pré-Produção
Render Production
Tarefa Concluída!

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